Pular para o conteúdo principal

Ódio entre os nerds!

Essa postagem é um pouco atípica, mas eu acompanho as comunidades nerds dentre os fãs de quadrinhos, cinema, seriados, games, etc, há um bom tempo e cada vez parece que existe uma guerra besta para saber quem é o mais certo de todos! Essas "brigas virtuais" sempre existiram e nunca deixarão de existir, mas às vezes é um sucessão de agressões que me faz pensar o que se passa na cabeça desse povo que não consegue aceitar a opinião do outro. Às vezes o gosto pessoal pode soar "questionável" para uns, mas para outros completamente aceitável. Qualquer assunto vira briga, discussão generalizada, xingamentos... Está ficando normal os "linchamentos virtuais". Fãs da DC e Marvel ou de determinados filmes, seriados, livros, seja lá o que for... são como facções que defendem de forma pobre seus pontos de vista. Ninguém nunca vai estar certo o tempo todo. Nem todos os gostos ou visões são as mesmas, mas podem ser sim discutidas com civilidade. Não sou grande fã, por exemplo, de Jim Lee. Já fui, quando não conhecia de quadrinhos como conheço hoje. Aliás, quando Lee desenhava num traço mais enxuto, usando uma anatomia e linhas mais bem construídas. Hoje eu não o acho um baita "deus" como muitas fãs acham, mas respeito o gosto pessoal e nem tento mudar o que pensam. O que vejo como uma arte falha, outros vêem como uma obra de arte. Mas são pontos de vistas válidos. E isso pode gerar discussões acalorada e descambar para ofensas mil. 
Às vezes acompanho os fóruns em sites e páginas sociais e é incrível o numero de fãs que se estapeiam por vários motivos fúteis ou que não deveriam ter tanta importância aumentam. Uns dois meses atrás- e isso é um relato pessoal- eu comentei sobre um personagem de um mangá no meu Instagram depois que o li e um cara que me seguia resolveu defender o personagem que ele gostava e que eu não tinha dada tanta importância... porque  o achei realmente "desimportante". Até aí tudo bem, mas ele tentou fazer isso arrumando uma "briga". O máximo que fiz foi relatar educadamente que entendia o ponto de vista dele, mas o meu era esse. E que tava tudo bem e respeitava, claro, a opinião do jovem cidadão. E só. O cara deu um pequeno "piti" e tentou arrumar confusão, mas não rolou, até que desistiu. E depois deixou de me seguir. A questão é que estamos criando fanboys exacerbados e de forma perigosa! Sempre existiu isso entre os fãs da cultura pop, os fãs de Star Wars e Star Trek que o digam, mas está chegando num nível de tolerância no mínimo idiota. 
Sou a favor da discussão saudável de pontos de vista, acho realmente válido. Todos somos indivíduos com seus gostos particulares, visão diferenciada. Seria estranho se todo mundo gostasse de tudo. Não cabe a mim ou a você ou seja quem for dizer o que é bom ou ruim dentro desse universo, a não ser, claro que seja algo do tipo ilegal ou pernicioso. Que fuja desastrosamente da convivência mútua. Não tem como não discordar que álcool e direção não combinam, por exemplo. Mas falo de coisas mais simples que é plot dessa matéria. Um exemplo bem simples é esse próprio blog. Quando faço uma resenha, não quer dizer que estou certo 100% naquilo que digo. É muito baseado num gosto pessoal, amparado numa sucessão de exemplos que fui aprendendo de diversas coisas com o tempo. Mas não quer dizer necessariamente que seja realmente ruim ou bom. Infelizmente não dá para mudar a natureza das pessoas. Cada vez mais o "hater" ou "fanboy" estarão presentes em fóruns e papos relacionados. É uma pena, pois desvirtua a boa troca de informações e sensações.

Comentários

Anderson ANDF disse…
Essas disputas desenfreadas não soam diferentes de gente que põe seu time favorito, seu partido político ou sua religião como motivos pra discórdia e desrespeitar a opinião dos outros.
Little Ton disse…
Só rola babaquice nessas discussões. Ontem msm, num grupo de zap, falávamos sobre "clássicos" em quadrinhos. Eu disse que não ligo pra isso. Teve um cidadão lá que defendia e a existência e afirmação de certas obras como clássico. Digo que tem mta merda por aí vendida como clássico, mas que a gente não precisa gostar. Também usei o argumento de que aceitava o lado dele da história, mas ele continuava a insistir no blá-bla-blá. Desisti do papo. Cansa, né?
O lance mesmo é a gente fazer o que seja bom pra gente, mas que não prejudique os outros. É chato e triste, pra não dizer ridículo, ver que nós, os famosos "nerds", execrados antes por nossa suposta inteligência, nos aproveitamos muitas vezes do anonimato ou da distância segura da internet pra agir como bullies modernos. Paerece um maldito jogo de futebol com suas brigas de torcida. Vão gostar das suas nerdices e curtir, pessoal. Ficar pegando no pé dos outros só pra firmar ponto de vista não tá com nada.