Nesses últimos dias por conta do filme da Liga da Justiça tenho visto um verdadeiro cenário de guerra no Facebook e Instagram- e sites em geral- por conta dos fãs a favor e contra o filme. Mas a guerra vai além e a culpa de tudo é de Zack Snyder, o cineasta por trás da alavanca dos novos filmes da DC. Os fãs estão loucos da vida com o diretor e afirmam que tudo é culpa dele. Mas que culpa? Vamos lá que o papo é brabo. Muita água rola de baixo duma ponte antes de um filme desses (ou qualquer outro) ir pra sala de projeção do cinema. Snyder realmente tomou decisões estranhas tanto em Homem de Aço como em Batman vs Superman. E deu seus pitacos em Mulher- Maravilha, pois é produtor. Mas tem mais coisas envolvidas, como o próprio estúdio, a Warner, que sim, dá liberdade, mas claro ao aceitar tais liberdades pode também dar um tiro no pé. Snyder é um cineasta plasticamente muito bom. Tomou pra si a responsabilidade de dar um "up" no Superman nos cinemas e pra mim conseguiu. O problema do Homem de Aço é que o Superman parece um cara perdido, perturbado, uma sombra do Superman dos quadrinhos. Ainda assim o filme mesmo com suas falhas e o final polêmico, ainda é muito bom.
Batman vs Superman é que derruba tudo. O que era pra ser um encontro do século torna-se um encontro frio e desajeitado. Um Superman ainda melancólico, sem eira e nem beira, se questionando sobre sua vida e existência não cabia mais. A trama não é ruim, mas a forma como foi feita e algumas soluções no trajeto foram questionáveis. O que salva ali? Pela primeira vez a trindade máxima da DC estava reunida. Temos Superman, Batman e Mulher-Maravilha nunca antes vistos no cinema juntos! Era pra ser um evento e tanto e até foi, mas novamente os detratores e "odiadores" de carteirinha caíram em cima. Sites de agregadores de crítica acabam sendo o termômetro do que as pessoas devem ou não gostar e uma avalanche de asneiras foi solta no ventilador. O filme é bom? Peca sim. Principalmente no tom, mas está longe de ser um desastre.
E mais uma vez Snyder é alvo de um linchamento virtual. As pessoas muitas vezes absorvem aquilo que a massa quer que absorva. De fato o diretor não é um grande contador de estórias, mas visualmente trabalha bem e consegue inserir energia em seus filmes. Homem de Aço é um filme muito bem conduzido, bem feito, apesar dos filtros e da lenga-lenga tristinha, é um excelente produto. Batman vs Superman poderia ter sido menos carrancudo, mas ainda é um bom filme e a versão estendida vende bem isso. Já Liga da Justiça é fruto das críticas, é fruto de uma readequação da Warner em posição ao que foi feito anteriormente pelo diretor. Mas a verdade é que não saberemos como o filme realmente deveria ter ido aos cinemas, pois Snyder abandona a produção no finalzinho por problemas pessoais e Joss Whedon assumi. E tome mais linchamento.
E então? De quem é a culpa? Snyder? DC? Warner? Os fãs? Não tem um "culpado". O que temos é um produto que não saiu conforme o cliente esperava. Ou como uma mídia pintou e acabou jogando o cliente contra também. Acho esse diretor corajoso pro enfrentar os fãs assim, mesmo indo contra a maioria e contra sites e "odiadores" diversos. Não sei se ele volta para outro filme DC, acredito que não, mas se não fosse ele talvez nunca teríamos visto nada do que foi visto até aqui. Nem bom e nem ruim. O futuro da DC ainda é incerto nos cinemas e bem sinuoso. Tem muita coisa lá pra frente como Mulher-Maravilha 2, Aquaman, The Batman e Shazam!, mas um novo filme do Superman ou até mesmo Liga da Justiça pode não estar nem perto dos planos da DC/Warner.
Comentários