Pular para o conteúdo principal

Fotografando a tossi

Você sempre quis saber como era o espectro de uma tossida? Pois bem, uma equipe de cientistas utilizando-se de um método usado em túneis de vento supersônicos para mostrar ondas de choque numa aeronave em alta velocidade, conseguiu uma fotografia do momento exato da tossida e seus efeitos no ar. E a imagem é essa acima que o G1 apresentou com uma pequena matéria sobre o assunto. Os termos técnicos são interessantes e por conta disso eu vou copiar aqui o que tinha no site porque num sou o bichão das tapiocas pra saber tudo:

“(...)O processo envolve uma pequena e brilhante fonte luminosa, lentes precisamente instaladas, um espelho curvo, uma lâmina que bloqueia parte do facho de luz e outras ferramentas que possibilitam ver e fotografar perturbações no ar. No mundo da dinâmica dos gases, uma tosse é meramente um jato de ar turbulento com mudanças de densidade”, disse o cientista Gary Settles, responsável pela fotografia.

A utilidade para esta descoberta pode ser ampla, como no caso de ser literalmente como os vírus e bactérias infecciosos que “escorregam” pelo ar reagem na presença dos seres humanos no momento que são expelidos num ambiente comum. Hmmm... alguém tá pensando o mesmo que eu? Já pensou se alguém converte essa tecnologia para uns óculos comum? Eu nunca mais peidaria à vontade. Pô! O cara ia ver os meus gases! Hahahaha! Que tosco!

Comentários