Pular para o conteúdo principal

Quadrinhos de vanguarda...

Eu baixei essa imagem acima em formato para colocar como papel de parede do PC e depois fiquei vendo várias artes de Jose Luis Garcia- Lopez, que entre os anos de 1970, 80 e 90 (e até nos dias hoje) tem suas artes estampadas em produtos oficiais da DC Comics como camisas, lancheiras, cadernos, entre outros.  Aí comecei a fuçar na Internet e rever alguns quadrinhos meus da Editora Abril do final dos anos de 1980 e começo dos de 1990 (inicio de parte da decadência). Os quadrinhos de hoje eles me pareceram desalmados, frios, produtos enlatados. Acho que esse é o sentimento. Pelo menos os quadrinhos extremamente comerciais (DC, Marvel, Image, entre outras). Não que não fossem comerciais dos anos de 1980 pra baixo. Ninguém faz um produto pra vender apenas para agradar, mas os quadrinhos nesse período pareciam menos descomplicados, mais objetivos e menos apelativos. E isso era refletido até mesmo na arte! 

Os desenhos eram mais catedráticos e menos referenciais ou estilosos. E isso era uma escola a ser seguido, pois boa parte dos quadrinistas da época trabalhavam assim. Recentemente eu estava lendo alguns quadrinhos relançados por aqui dos X-Men, Hulk, Batman entre outros e vendo como os roteiristas se preocupavam com os personagens e como os artistas se preocupavam em fazer arte. E o que mudou nos dias de hoje? Os quadrinhos viraram em parte janelas para várias plataformas. Muito mais que entretenimento, ele serve para vender produtos. Essa prática sempre existiu, afinal, He-Man, Comandos em Ação e Transformers só ganharam séries animadas marcantes para vender produto. É uma pratica comum e que beneficia produto e fãs, mas nos dias de hoje (e eu não sou a voz da razão), o que sinto é que antes de pensar nos fãs, parece que os produtores já pensam em vendas paralelas sem se preocupar tanto com o resultado final. 

Isso é só uma percepção minha. Como eu disse, eu sei que a Warner ou a Disney não vão produzir nada que seja "arte" puramente ou entretimento de massa, mas anteriormente ainda existia sim  uma preocupação com a aceitação do grande público para agradar e não fazer simplesmente dinheiro. Eram as duas coisas. Hoje pesa mais para um lado, mas ainda existem quadrinhos e filmes divertidos que fazem dinheiro. Essa fórmula ainda está aí, mas anda meio esquecida...

Comentários