Anos 60, publicidade, amores proibidos, álcool e cigarros... Muitos cigarros. Essa é uma maneira bem superficial de resumir Mad Men. No entanto, é óbvio que as sete temporadas têm bem mais a mostrar. O título é um trocadilho usado pra se referir a forma como os publicitários levavam suas vidas que vem de "Madison Avenue", onde se localizam as grandes agências de Nova York. Ao passar dos episódios fica fácil entender o motivo dessa designação. Homens e em menor número, porém com tanta intensidade quanto, mulheres que investem a maior parte de suas vidas em suas funções dentro da Sterling Cooper.
Os personagens centrais são do tipo que você detestaria ter como amigos, mas é aí que está uma das sacadas da série. Ninguém é só qualidades ou só defeitos. Somos o resultado de nossas escolhas e o critério pra cada escolha é completamente particular. Como cada temporada abrange cerca de um a um ano e meio dentro da história, facilita com que você acabe se sentindo íntimo e até se identificando com alguns personagens. Um belo exemplo é Sally Draper (Kierna Shipka), filha mais velha do protagonista, a qual temos a chance de acompanhar seu crescimento.
Não há uma resolução a ser alcançada. É tudo basicamente sobre cotidiano, sobre mudanças. E tudo perfeitamente ambientado. Talvez não haja plano de fundo melhor pra se representar isso do que a década de 60. Enquanto a trama caminha é possível ver os impactos dos principais acontecimentos históricos, como os personagens lidam com isso e como a publicidade é atingida. Desde a morte de Marylin Monroe, passando pelo célebre discurso de Martin Luther King, a Guerra Fria, a corrida espacial, o sucesso dos Rolling Stones, a Guerra do Vietnã, a luta contra o racismo, o movimento hippie...
E da parte técnica vale ressaltar que o trabalho com figurino, maquiagem e penteado é excelente. Deixa bem claro a transição de época. Os vestidos cada vez mais curtos e coloridos, as barbas bem aparadas cedendo lugar as costeletas e aos bigodes... Ah, destaque ao personagem Peter Campbell (Vincent Kartheiser) que realmente passa impressão que está ficando calvo. Além disso temos a evolução dos designs de objetos como carros e televisores.
Mad Men é uma série inteligente e profunda, com abordagens sérias sobre cultura e sociedade. Com ótimo elenco e produção. Assista sem compromisso, por curiosidade e de uma forma ou de outra ela vai te cativar.
"Publicidade é baseada em uma coisa: felicidade. E você sabe o que é felicidade? Felicidade é o cheiro de um novo carro. É a liberdade do medo. É um outdoor na beira da estrada que grita com a garantia de que o que você está fazendo é certo. Você está certo."
-Donald Draper
NOTA: 10
Comentários