Pular para o conteúdo principal

Brazil Séries- site cai também

Numa onda de “caça as bruxas”, o desocupado governo vem atacando os sites e blogs que disponibilizam filmes, séries, musicas e quadrinhos na Internet. Depois do F.A.R.R.A. (e outros aí) que não foi fechado diretamente pela APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música), mas que teve pressão da mesma indiretamente, agora é a vez do site Brazil Séries, que disponibilizava seriados diversos em seu conteúdo. A policia invadiu a casa dos donos da página, um casal, e efetuou a prisão de ambos alegando pirataria e ganho ilícito em cima de obras com direitos autorais. Mas vamos aos fatos de verdade. Eu conheço esse site há anos e em nenhum momento dentro de sua página havia algum tipo de cobrança a ser feita aos usuários para que pudessem usufruir seu conteúdo. O que vi se bem me lembro foi a venda de contas em sites de hospedagem de arquivos como Megaupload e coisas assim para que o usuário que quisesses comprar tivesse maior velocidade em seus downloads. Não sei se isso pode ser considerado crime e também não sei se isso ainda estava sendo “vendido” no site, pois já fazia um tempo que eu não pegava nada lá.

Bom, fora isso não vi nenhum outro motivo claro para essa deliberada prisão e mostra de “força” do Estado Maior. Os policiais encontram na casa dos donos do site muitos DVDs com back ups dos seriados e só. A APCM não tem como provar pirataria nesse caso. Veja bem: é considerado pirataria quando o produto é copiado de um original e vendido seja como for a um valor abaixo de mercado. No caso aqui do site o que ocorria era um compartilhamento de arquivo. Siga meu raciocínio, se eu compro um filme e empresto para um amigo, eu devo ser preso por isso? Afinal ele não está comprando o produto e mesmo assim irá assisti-lo. É disso que estou falando. As regras da APCM são muito mal elaboradas. Qualquer um pode compartilhar arquivos na Internet seja ela de que natureza for. A pirataria pra mim consiste na venda de DVDs copiados de originais que estão nas ruas.

Essa é a verdadeira pirataria. A policia deveria investigar essas pessoas e chegar as suas fontes, que estas sim estão praticando o ato da pirataria. A investigação foi tão mal elaborada e nas coxas sob pressão das grandes que a APCM chegou, efetuou a prisão, os acusou de pirataria, mas não tinha nenhuma prova contundente. Desde quando back ups e ter filmes pegos na Internet para uso pessoal sem nenhum ganho em cima da obra é crime? Onde que tá escrito isso? A fonte da pirataria não está em sites que compartilham arquivos e sim em pessoas escusas que se aproveitam para ganhar em cima. Eu posso ter um site e não ganhar nada, aí uma pessoa qualquer pode vir e simplesmente pegar tudo o que eu disponibilizo de fã para fã e vender. É essa pessoa que a policia deve catar. Mas em muitos casos a pirataria vem mesmo é da cópia de DVDs originais. São esses que a policia deve intimidar.

O livre compartilhamento é legal sim. Eu estou “emprestando” alguma coisa que eu tenho via download. É aquele mesmo caso que citei logo no começo: se eu tenho um filme e empresto para um amigo, é considerado crime? E se eu tenho um filme, tenho 10 amigos e copio esse filme 10 vezes para meus amigos, é crime? Nem aqui e nem na China! Quando eu não obtenho nenhum lucro não pode ser considerado crime. Essas “comissões” de nada por nada deveriam se preocupar cm apresentar leis mais pesadas é pra menor, que na hora de matar um pai de família é menor. Vai preso e depois liberado pra matar mais. Isso sim é imoral. Esse pessoal que fica de vigília na Internet e se dizem policia deveriam se preocupar com assuntos mais sérios e de real valor para o Brasil.

Comentários

Anônimo disse…
OK ok ok...em parte, concordo.
Mas só não entendo essa mania de tudo culpar o governo...É culpa do Lula é???
Existem Leis, que foram criadas pelos políticos e são pra ser cumpridas.A PF não é de Lula, é do Estado Brasileiro e como tal, cumpre as leis.
Deivid de Foggi disse…
Tá vendo Ed...graças a pragas como o fulano ai em cima que estamos onde estamos...se o governo atual (leia Lula) entrou e não melhorou, então já herdou a culpa, de no mínimo não ter corrigido erro anterior...
Unknown disse…
Concordo em tudo com o que disse meu amigo blogueiro.
Eles precisavam dar a um exemplo aos outros sites, logo foram em um que tinha se não a maior, uma das maiores frequências dos usuários.
Isso é um vergonha e falta do que fazer.
Então vai na rua da Uruguaiana no Rio e fecha, pois lá sim temos mais de 300 lojas pirateando!
Anônimo disse…
O Brasil em sua totalidade está spfrendo de males terríveis em relação a muitos conceitos hoje tratados banalmente. Sou do século passado (bem passado ..) e fui aqui no Rj uma das fundadorasndo PT que acretitavamos que iria revolucionar o País trazendo para as rodas discussões impotantes ainda na época da ditadura. Que decepção ver que o único partido no Brasil que tinha uma ideologia verdadeira não é nada mais nada menos que como todos os outros partidos ( e os que virão) , corrompidos pela sede incansável de poder e de levar " vantagem em tudo", a famosa lei de Gerson que desde 70 (resumindo..e muito resumido) impera neste País. As pessoas (povo) deixaram de ter ideologia o que suprir a fome, falta de educação, moradia, saúde,desigualdade, absurdos contumazes na politica,etc....continuamos sem ter nada disso e pior do que na época da repressão que sabiamos que éramos "reprimidos" entre outras tantas coisas, hoje vivemos uma mentirosa democracia, "marionetada" por politicos medíocres, um megalomano (Lula e seus comparsas)e balançamos a cabeça feito vacas de presépio pois ninguém quer lutar por nada. Somos obrigados a votar...isto lá é democracia?????E votar em quem???No que???pq???pra que???? Um País democratico em que FOI PROIBIDO qq tipo de humor na televisão no período eleitoreiro....já passamos por isso.Quem leu a veja desta semana e leu o artigo do Manoel Carlos ele colocou um verso de um escritor ,Eduardo Alves da Costa, mais ou menos assim:na primeira noite eles se aproximam, roubam uma flor do nosso jardim.E não dizemos nada!/ na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada!/ Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, """conhecendo o nosso medo""", arranca-nos a voz da garganta. E já não dizemos nada...
Talvez o primeiro a comentar esteja coberto de razão ao dizer que nem udo é culpa do governo. pq maior culpa é a sua, a nossa , que somos ignorantes e não entendemos o que acontece conosco politicamente e nmesmo que incomodados, fazemos vista grossa e não agimos em nada e pior reelegemos os mesmos patifes.
É muito mais fácil "pacificar uma favela na zona sul " do que entrar na favela do Alemão na zona norte com seus mil tentáculos..como é mais fácil prender os disponibilizadores de arquivos mútuos de filmes, séries, músicas e intitula-los "piratas", pq os verdadeiros piratas tem coligações muito fortes em todos os setores, tais como: governo, policia, facção criminosa. Eu sou a famosa "certinha de dar nojo".Jamais comprei nada pirata ou mesmo de camelo (pq todos sabem a origem da mercadoria e o que está por trás delas), etc...Mas sim uso com frequência os locais que compartilham séries e após leitura profunda sobre pirataria, uso de internet, além de consultar alguns advogados, não há ilegalidade alguma "desde de que" não seja para fins lucrativos.
É verdade...toda essa hipocrisia vagabunda que vivemos não é culpa do LULA não......é nossa que o elegemos junto com seus comparsas...bom pelo menos posso fazer uso da palavra sem ser presa no século 21.....grande coisa....