Pular para o conteúdo principal

Previsão do Tempo: Erro Diário!

Cara, uma das coisas que as pessoas mais “reclamam” é da chamada Previsão do Tempo. Quem já não viu uma dessas “previsões” darem errado sempre? É mais comum dar errado do que acertarem alguma coisa. Previsão do tempo pra mim é quase como se fosse a arte do “acertar” ou da loteria. Os equipamentos podem dizer que vai chover rãs, mas quando você menos espera chove canivetes. Hahaha! Não, falando sério. Eu nem ligo pra essas coisas. Só que um fato curioso me chamou a atenção esses dias durante o almoço. O Brasil inteiro vem sofrendo com chuvas e alagamentos, salvo algumas regiões. Aqui em Fortaleza andou chovendo muito na semana passada e como a cidade está cheio de obras da prefeitura (buraco que nem presta), o cidadão tem que se programar bem antes de sair de casa. Fora as áreas de risco, pequenas inundações, e algumas mazelas que as chuvas fortes trazem. Um dia depois de uns dois dias de chuvas de fato muito fortes, com trovoadas, relâmpagos e transito caótico, a FUNCEME, órgão que faz as previsões do tempo no estado do Ceará, avisou aos fortalezenses que se preparassem para o dia seguinte.

A madrugada e o dia todo cairia chuvas torrenciais, fortes, com direito a tudo que faz uma coisa assim ser temida. Que o povo se preparasse! Uau!

...

Hahahaha! No dia seguinte ficou apenas com nebulosidade. E depois tome sol. E sol! E mais calor... e tempo azul. E sol! E... hahahahaha! Bom, deu pra entender, né? No interior do Ceará algumas cidades de fato tomaram uma ducha federal. De causar calamidade publica. Mas porra, colocar a cidade de Fortaleza em alerta foi foda. Não que eu ligue pra isso (meteorologia... a ciência das incertezas), mas é que de fato me vez pensar um pouco. Os caras cheio de equipamentos como barômetros, anemógrafos, higrógrafos, termógrafos e cheio de atualizações via satélite e mesmo assim, sempre dão com os burros n´água. Porra! Se é pra ficar vendo as nuvens se mexendo do espaço e teorizando sobre aquecimentos no Oceano, eu posso fazer isso também sem precisar estudar física. Não! Tô zuando. Claro que eu não poderia fazer isso. Sou burro demais. Mas acho que ser meteorologista é uma profissão complicada. Acho que o certo é sempre dizer “existe uma possibilidade de...(...)” e esperar que chova ou faça sol. Qualquer se num der a previsão prevista, é só dizer que “existia uma possibilidade”. Cara, maior que o maquinário é o Divino e num tem porra de máquina nenhuma no mundo que saiba os desígnios do Todo Poderoso (essa foi uma referencia ao filme do Jim Carey--hehehehe). Então você já sabe: quando a meteorologia disser que vai chover, desconfie. Andar com guarda-chuvas dentro de um busão lotado é foda.

Comentários