Pular para o conteúdo principal

Última missão da Atlantis

E esta é por ora, a última vez que vemos um ônibus espacial decolando para o espaço. Pelo menos nos Estados Unidos, já que na Rússia os “camaradas” continuarão a viajar para o espaço. Os Estados Unidos cancelou o programa de ônibus espacial e o Atlantis era o último dele na ativa. Com esta última missão, os quatro tripulantes (em geral são ou 7 ou 8) farão sua última viajem pelo lado estadunidense a Estação Espacial Internacional para experiências. Até onde lembro, Bush queria finalizar esse projeto e abandonar a estação de vez. Não sei se isso de fato ocorrerá. A Atlantis está levando um módulo chamado Raffaello, com suprimentos e partes sobressalentes para a estação. É de se supor que ela continuará por lá por um bom tempo.

Os Estados Unidos não tem mais naves de substituição, pois as anteriores estão em museus agora, mesmo caminho que irá trilhar a Atlantis. Caso alguma coisa dê erra lá em cima, os astronautas terão de pular da estação, torcer pra não ficar perdido no espaço, torcer pra não queimar na reentrada e torcer pra não cair no meio do Oceano. Hahaha! Zuando! Caso a Atlantis dê algum pau lá por cima, os americanos irão voltar na nave russa Soyuz, um por um, numa operação que pode levar até um ano! Caralho! Mas apenas se a Atlantis não conseguir voltar. De qualquer forma, caso a NASA queira mandar algum astronauta para o espaço, eles estão construindo uma catapulta dos infernos que pode jogar o cara na Lua. Não, tô zuando de novo. Caso a NASA queira mandar algum dos seus para o espaço, terão de pagar um lugarzinho nas naves de missão russas. Ô dedada!

A Atlantis está na ativa há 26 anos e já fez missões importantes ao espaço. As sondas Magallan e Galileo, ambas para plantes do Sistema Solar como Vênus e Júpiter, respectivamente, e o telescópio de raios gama Compton, além de diversos reparos pela Estação Espacial, reparos no telescópio Hubble e a viagens a MIR, estação espacial russa. E como fica o programa espacial estadunidense? O presidente Obama deu a tarefa à iniciativa privada, que vem de olho no turismo espacial faz tempo e tem ônibus espacial próprio com viagens programadas para os próximos anos. Vamos ver como essa porra funciona.

Comentários