Pular para o conteúdo principal

Cores nos Quadrinhos

Se tem uma coisa que tem me incomodado atualmente nos quadrinhos em específico são as cores. Sendo bem amplo, eu sei que há vários fatores como impressão e qualidade do papel, mas ainda assim, as cores tem sido usadas de forma aloprada! Eu não sou colorista, não entendo muito de cores. Quando eu fazia fanzines na base da Bic lá no começo dos anos de 1990 eu pintava com lápis de cor e tal, mas nunca fui bom nisso. Nem hoje com ferramentas tão uteis como o Photoshop. Porém, se tem algo que tem feito a diferença são as cores, para o bem ou para o mal. Durante um fórum que participo no Facebook um dos tópicos foi esse: o uso dos recursos atuais nas cores nos quadrinhos. Como leitor e apreciador dos quadrinhos e da arte deles, eu gosto de saber e entender o que estou vendo. Gosto de enxergar o traço do artista, ver linhas, saber como aquele arte-finalista hachurou certo sombreamento e detalhes assim têm se perdido dentro das cores cada vez mais fortes, com camadas e efeitos variados. Artes mais sujas se perdem mais ainda com cores fortes e efeitos exacerbados! Eu pensei que só eu via assim, mas a maioria esmagadora (no fórum) pensa o mesmo.

Em um exemplo simples, eu tava lendo uma HQ do Batman que saiu atualmente em papel LWC (que é o bom) e cara... não dava pra ver coisa nenhuma. O traço dos artistas estava quase todo encoberto por cores fortes, com efeitos e iluminação ofuscantes! Uma semana antes eu li uma HQ dos X-Men e outra do Batman dos anos de 1980, e velho... mesmo sem efeitos nem nada, me pareceram visualmente superiores em termos de cores. E olha que eram feitos no punho! Eu gosto muito de quadrinho em preto e branco, mas não sou contra cores. Sou contra o mal uso da ferramenta. Sei que pra quem gosta fica difícil se controlar com tantas possibilidades ali na sua frente, mas em nome de um resultado visualmente mais limpo, se eu soubesse colorir como esses caras, eu enxugaria os excessos e priorizaria cores mais claras. Em tempo, veja acima dois exemplos (retirados do site Planeta Gibi). Capas do mês de duas HQs do Cascão. A primeira com cores mais chapadas, do tipo que você identifica todos os elementos rapidamente. A segunda uma capa com mais enfeitada, cheio de efeitos "de plástico" nos personagens. Quando o desenho é liso assim, aí que eu acho desnecessário mesmo encher de camadas artes tão limpas e visualmente funcionais.  

Como eu disse, eu não entendo de cores, tem quem curta. Eu particularmente, não. Imagina tanto efeito em papeis como o Pisa-Brite, que é o usado pela Panini para suas revistas mensais? Bem, quem é leitor no Brasil bem sabe que a impressão visual fica bem ruim, Por isso que curto os europeus... quase todo quadrinho por lá é pintado a mão. A arte é muito bonita. 

Comentários