Pular para o conteúdo principal

Quadrinhos mensais, valem à pena?

Entre 2003 e 2007 eu comprava muitos títulos mensais entre DC e Marvel. Mas realmente o que sobrava desses títulos para se aproveitar? Cada um teu seu gosto, claro! Eu particularmente, apesar de fã da DC, comprava mais HQs da Marvel pra acompanhar algum arco de um personagem que passava por uma fase boa e o que viesse junto era lucro (ou não!). Vendo hoje todas as revistas que comprei, se eu juntasse apenas as histórias que eu queria ler, provavelmente eu num teria gastado nem um terço do que gastei. A revista mensal de linha no Brasil em geral vem em formato mix: você compra uma revista da Liga da Justiça, por exemplo, e leva de "brinde" Katana e Vibro, duas HQs simplesmente terríveis. Então a soma é que das três ou quatro histórias dentro da edição, você aproveita uma- pelo menos no meu caso. Os títulos mensais por aqui, pelo menos os que englobam aí DC e Marvel que têm um número maior de personagens, fases, sagas, etc, sempre obedeceram esse formato de mix. O "problema" tá no conjunto da obra e no gosto individual de cada leitor. Eu não gosto do Deadpool, por exemplo, mas há leitores que sim. Então pra mim comprar uma revista que vem com esse personagem em questão, eu já saiu perdendo aí pelo menos uma história daquela edição- mas aí é "problema meu". 

Conheço pessoas que compram por conta da "coleção", mas estão odiando determinadas fases. Eu até argumentei que hoje eu só compro o que eu jugo que valha à pena comprar, mas já adquiri revistas no passado por conta de coleção. Claro, se você de repente tem ali condições, e aquela grana não vai te fazer falta... bem, beleza, manda ver. Mas eu prefiro mirar em edições que eu vá aproveitar pelo menos 75% daquela revista. Hoje eu compro da editora Panini apenas três revistas mensais e o aproveitamento é quasse total e a economia no mês acaba dando para comprar especiais e minisséries fechadas. Claro, não compro apenas revistas da Panini, ainda há outras editoras que lançam algumas coisas bacanas, como Juiz Dredd Megazine da Mythos- título este com aproveitamento total (pelo menos pra mim) e alguns mangás mais adultos como Viland Saga e 20º Century Boys (que são bimestrais e são da Panini Mangás, mesma editora). Eu tento aproveitar ao máximo as revistas que vou comprar. Elas precisam valer à pena pra mim, caso contrário, estarei jogando dinheiro pelo ralo, alimentando uma editora que tenta me empurrar produtos que não gosto. Vou dar um exemplo atual- até a presente data dessa postagem: Batman/Superman, título que sai dento da revista Universo DC. Eu queria ler essa revista do dois ícones da DC e o lógico seria editá-los dentro da revista da Liga da Justiça, no entanto, a editora Panini está colocando dentro de uma revista da qual não compro pelo excesso de HQs que particularmente não gosto e por tanto, não acompanho. Então... eu não vou comprar essa revista apenas para ler uma HQ que eu queria.

Claro, há leitores que sim, gostam de uma boa parte daquelas revistas, mas eu estou dentro da estimativa que não. Quando a editora anunciou a publicação de Batman/Superman dentro da Universo DC, muita gente reclamou na fanpage no Facebook o porque dessa atitude, sendo, o ideal e lógico, seria editar em Liga da Justiça, que por sua vez, edita os dois lixos como Katana e Vibro. A resposta é bem simples: venda! Universo DC é uma revista mais cara por ter mais páginas, mas uma parte do que é editado ali é bem dispensável (pra mim). E isso acontece com praticamente todos os títulos da Panini- mas aí já gosto pessoal meu. Então a resposta a pergunta "Quadrinhos mensais, valem à pena?" é bem simples: depende do seu gosto e do seu bolso. Atualmente eu estou dando mais valor aos arcos reunidos em encadernados, acho eles mais práticos, saem de vez em quando e em geral, com boa qualidade de papel, lombada quadrada e o valor acaba compensando pelo material em si, afinal, você tá comprando exatamente aquilo que você quer. Ah, quais as revistas mensais que acompanho? Bem, são Liga da Justiça (aproveitamento de 65% a 75%), Batman (aproveitamento de 85%) e X-Men (aproveitamento de 100%), isso falando apenas da Panini e quadrinhos de Super-Heróis. Tirando esses, ainda tem o já citado Juiz Dredd Megazine (100%) , os títulos irregulares- que deveriam ser mensais- da Valiant (100%) pela HQM e Cassidy & Demian da Mythos (100%). O resto são de minisséries, especiais e encadernados que saem aleatoriamente. 

Comentários