Pular para o conteúdo principal

Ataque dos Titãs Anime, Mangá e Filme (Resenha mista)

Vou falar um pouco do ótimo Ataque dos Titãs. Lembro que quando o mangá foi lançado aqui pela Panini, eu tava no "hype" de querer ler isso, pois o anime estava fazendo sucesso e eu havia começado a assistir. Por preguiça parei de assistir o anime, mas continuei comprando o mangá. Lá pela edição #05 resolvi ler a edição, pois estava a arte de Hajime Isayama, o criador, uma porcaria. E de fato; arte de Isayama é bem ruim. Há muitos erros de anatomia e perspectiva que chegam a ser amadores. Então ia parar de comprar, mas um amigo tava acompanhando e me disse pra continuar, pois o mangá é muito bom. Pois bem... continuei comprando, mas não estava lendo, até que resolvi ler pra ver se era tudo o que ele havia dito e então, descobri uma baita obra! Isso mesmo: obra! A arte do criador é sofrível, mas ele compensa numa trama sensacional onde gigantes que são motivados por matar humanos (e apenas isso) surgem e fazem com que a humanidade se isole entre enormes muralhas. Tudo ia "bem" até que um "Titã Colossal" com aparente inteligência arrebentou uma das muralhas fazendo com que vários titãs atacassem os humanos causando histeria, morte e sofrimento. É um pano de fundo simples, na verdade. É como Walking Dead, só que com gigantes, mas se você for mordido... bem... você será triturado.
 
O legal do mangá é manter a tensão e o medo sempre. Mesmo soldados apresentam um medo humano e às vezes fogem ou questionam seus superiores. A medida que fui avançando na trama, o texto de Isayama ficava mais rebuscado, mais inteligente e enveredando numa história rica e criativa. Não vou dar spoilers, mas a cada edição um peça do quebra-cabeças se montava, para na edição seguinte serem desmontadas novamente. É um mangá sobre sobrevivência acima de tudo e de escolhas difíceis. O mangá é lançado bimestralmente pela Panini Comics e está atualmente até a data desta postagem na edição #16 e ainda está rolando no Japão. Pra mim é um dos melhores mangás da atualidade.
 
Já o anime segue com fidelidade o mangá, mas consegue ser um pouco mais dinâmico e claro, tem uma arte muito superior ao traço original do criador. Até agora apenas uma temporada fora produzida com 25 episódios. Uma segunda temporada foi anunciada a um bom tempo, mas até agora nada. Quem puder assistir ao anime, vai na fé que é muito bom. Quanto ao filme em live action baseado em Ataque dos Titãs é... uma porcaria! Divido em duas partes, o filme guarda algum resquício do material original, mas é uma coisa diferente. A primeira parte ainda tem alguma (longínqua) fidelidade, mas a parte dois é muito ruim. Muito ruim mesmo! Tudo na produção desaponta. Uma pena! Então fica a dica para Ataque dos Titãs...
 
Mangá (Até a edição #15)- NOTA: 9,5
Anime (1º Temporada)- NOTA: 9,0
Filme (Em duas partes)- NOTA: 4,0

Comentários