Pular para o conteúdo principal

Lendas do Cavaleiro das Trevas Marshall Rogers, Star Wars #01 a #06 (mensal Panini), Darth Vader #01 a #06 (mensal Panini) e Star Wars Legends: Darth Maul (Resenha Quadrinhos)

Mais um apanhado de resenha de quadrinhos que li nos últimos dias começando por Lendas do Cavaleiro das Trevas: Marshall Rogers. O material é um apanhado de fases dos anos 70,80 e anos 2000. Rogers é famoso por dar uma nova dinâmica ao personagem e por seu traço ter inspirado o visual da série animada do Batman do começo dos anos de 1990. Sim, de Batman- A Série Animada. O volume #01 trás HQs escritas por Steve Englehart e Len Wein em passagens inspiradas. Um Batman mais humano e cheio de falhas. O traço de Rogers aqui está mais cheio de luz e sombra numa estrutura mais acadêmica. São histórias em quadrinhos dos anos 70 e trás personagens em seu cânone tanto os coadjuvantes quanto os vilões. Já o segundo volume tem roteiros de Denny O´Neil, Archie Goodwin e James Robinson. Aqui Rogers tem duas HQs dos anos 70 por O´Neil e o restante de 2000 por Goodwin e Robinson com um Batman em começo de carreira. O traço de Rogers está mais limpo e quadrado, com linhas mais soltas, mas a dinâmica continua a mesma. São HQs mais medianas em termos de texto. O terceiro e último volume dessa coleção trás HQs com o retorno de Steve Englehart e um HQ por Roy Thomas pós-Crise nas Infinitas Terra (1986). O traço de Rogers continua quadrado e já se pode notar que está um pouco cansado, mas o dinamismo do artista continua o mesmo. O roteiro saiu um pouco mascado nesse terceiro volume com histórias medianas, mas ainda assim interessantes.

NOTA: 8,0 (no geral)

Star Wars (#01 a #06) da série mensal já editada pela Marvel ano passado por Jason Aaron e John Cassaday é muito bom. As HQs se passam logo após o Episódio IV de Star Wars com Darth Vader caçando o piloto misterioso que imbuído da Força destruiu a Estrela da Morte. Com um traço fantástico de Cassaday e um roteiro certeiro de Aaron, Star Wars é uma bata HQ para os fãs da franquia. Admito que o traço ajuda bastante o dinamismo e a sensação de que estamos vendo trecho inéditos do filme, mas o roteiro respeita bastante os longas originais e Han Solo está mais Han Solo que nunca com muito sarcasmo e com seu jeito "cafajeste de ser", de acordo com a Princesa Leia. Belo material. Junto a ele vem a surpresa agradável: Kanan com o "Último Padawan" da série animada por computação gráfica. O trabalho de Greg Weisman (roteiro) e Pepe Larraz (arte) é muito bom, principalmente a arte de Larraz, que é muito dinâmico e gosta de ousar nos ângulos. Eu gosto bastante da série animada Star Wars Rebels e Kanan é um personagem muito bom. Na série em quadrinhos podemos presenciar sua origem desde que a Ordem 66 foi dada pelo Imperador para destruição dos Jedi e a fuga do jovem Padawan. Revista até 100% aproveitada. As duas HQs tiveram seus arcos completos na edição.
 
NOTA: 9,0

Star Wars- Darth Vader (#01 a #06). A HQ de Darth Vader tem roteiro de Kieron Gillen e Salvador Larroca na arte. A HQ ela corre paralelo aos eventos da série Star Wars de Jason Aaron e mostra em algumas passagens os efeitos entre as duas. Gillen foi por um caminho mais seguro com Vader, não ousando muito, mas mantendo o Sith dentro do seu formato que conhecemos. Não é um primor de roteiro, mas está indo relativamente bem. Já Larroca nunca fui muito fã do trabalho dele quando começou a tentar imitar artistas que vinha se espelhando em Jim Lee, mas já há algum tempo Larroca se livrou disso e agora trás um traço mais real, mais anatômico por assim dizer e tem me agradado bastante com um estilo limpo (e até ousado) de desenhar. Muito bom. Já a minissérie da Princesa Leia por Mark Waid e Terry Dodson... hmmm... deu sono. De verdade! Deu sono mesmo. Eu começava a ler e logo ficava com sono. Muito fraquinha com um Waid meio robótico tentando mostrar uma Leia no melhor estilo "Furiosa" de Mad Max. Não funcionou nem de longe. O traço de Dodson por sua vez continua na mesma qualidade de sempre. Nem melhorou, nem piorou. É uma arte homogenia. As duas HQs tiveram seus arcos completos na edição.

NOTA: 7,5

Star Wars Legends: Darth Maul "comprei por comprar". Sou muito fã de Star Wars e o preço tava legal. Mas Ron Marz, criador do Lanterna Verde Kyle Rayner, mostrou que é um roteirista habilidoso. Muito mais que caras e bocas, Marz conta uma boa HQ de Darth Maul- ainda que caia em alguns clichês. O traço de Jan Duursema melhorou muito e a artista entrega páginas competentes e com uma diagramação contida e bem pensada. Não é nada demais, não é uma HQ memorável, mas podemos ver o quanto George Lucas foi burro em não saber aproveitar um personagem visualmente tão bacana e até mesmo seu potencial como vilão dentro do universo de Star Wars. Ainda há uma HQ desenhada por Rick Leonardi (Homem-Aranha 2099) em que Vader enfrenta um clone de Darth Maul- um pouco mais modesta essa. Um bom encadernado. Nada fantástico, mas também não desaponta.

NOTA: 7,5

Comentários