Pular para o conteúdo principal

Freaks and Geeks 1ª Temp. (Resenha Séries)


Um seriado de 1999 disponibilizado pelo Netflix me chamou a atenção pelo seu formato simples. Freaks and Geeks (traduzido por aqui como... aham... "Aborrecentes") foi criado e produzido por Paul Feig e Judd Apatow, dois dos relativamente recentes donos do humor nos cinemas nos últimos anos. Não sou muito fã de nenhum dos dois, pois seu humor é do tipo que "fazer piadas com maconha e machismo" fossem realmente engraçado e inteligente... mas não é. No entanto, os dois acertaram muito em Freaks and Geeks. A série se passa no começo dos anos de 1980 e mostra um clichê clássico dos filmes oitentistas com os alunos que são problemáticos vs os alunos que são estudiosos. Até aí, nada demais. Mas as tramas sólidas com problemas comuns que todos enfrentamos em algum momento da nossa juventude nas escolas, quer seja aquele imbecil que resolve te bater todos os dias nos intervalos, ou aquele amor não correspondido, estão aí.
 
A trama joga a adolescente Lindsay Weir (Linda Cardellini) no meio de um bando de alunos desajustados, entre eles atores como James Franco, Jason Segel e Seth Rogen- todos com interpretações que seguiriam nos próximos anos, isto é, com cara de chapados- e a coloca numa situação estranha dentro de sua família com seus novos hábitos. Seus pais, bem conservadores, ficam frustrados com a nova personalidade da filha. Paralelo a isso, seu irmão, Sam Weir (John Francis Daley), tenta conquistar a "garota mais linda do colégio" e ainda levar uma vida de nerd ao lados dos dois amigos jogando RPG, falando de filmes e quadrinhos.
 
O seriado tem uma tomada segura, com um texto maduro e bem amarrado. Nem parece que foi produzido e criador pelos dois patetas Paul Feig e Judd Apatow. Às vezes eles (até) acertam, mas tem horas que pesam a mão de forma ridícula. Seja como for, é um enredo bem contato, com personagens bem escritos e interpretações que não fantásticas, mas entregam a realidade daquelas pessoas vividas na telinha. Uma pena o programa ter sido cancelado com 18 episódios, o que gerou protestos nos Estados Unidos por conta dos muitos fãs, mas não deu resultado nenhum. É um excelente seriado.

NOTA: 9,0

Comentários