Pular para o conteúdo principal

(Des)Encanto 1º Temp. (resenha seriados)


(Des)Encanto 1º Temporada (EUA/2018) | NOTA: 🌟🌟🌟🌟🌟🌟
Criado por: Matt Groening e Josh Weinstein

Amo Os Simpsons e adoro Futurama. E fiquei muito curioso quanto a mais essa cria de Matt Groening quando fora anunciado. Depois de se divertir com a família americana e zoar com um futuro "cretino", Groening dispara contra o medieval fantasioso- e munição é o que não falta. Mas devo admitir de cara que esperava mais- ou talvez eu tenha ido com muita sedo ao pote. Falando logo da parte técnica, a animação parece mais durona, sem muitos movimentos mais apurados como nos seus dois outros programas- o estúdio Rough Draft Studios é o mesmo de Futurama, mas dá pra sacar que faltou grana pra apurar mais. Mas o cenário funciona bem, pois boa parte dele é criado em computação gráfica que emula um desenho característico. Partindo agora para o roteiro, que é mais adulto, com palavrões e vários insulações sexuais- fora o álcool e as drogas. O problema pra mim é que apesar de boas piadas isoladas, no conjunto parece que soa meio "forçado" ou com uma necessidade de se mostrar como um produto genuíno do mesmo criador dos famosos Simpsons e Futurama.


E é aí que talvez falhe em parte. Toda a ironia e gags soltas que foram usadas ao extremo em seus programas anteriores estão aqui, parece que entram na hora errada ou simplesmente não tem mais o mesmo impacto. A zueira com programas, pessoas, modo de vida, críticas diversas, ironias e afins, estão todos aqui. Mas parece que estão ali mais para cumprir tabela, pois é o que se espera de uma criação de Groening. Veja bem: não é um seriado clone de seus sucessos, tem sim sua boa parcela de originalidade, mas são piadas colocadas de forma que o espectador reconheça que é um programa do criador de Os Simpsons e não surgem com naturalidade orgânica. Por outro lado, a dublagem nacional está um espetáculo! De verdade, fez a diferença aqui. A trilha sonora de Mark Mothersbaugh também é muito boa!


A trama conta as desventuras da beberrona princesa Bean, junto a seus companheiros de farra Elfo e Luci- respectivamente um elfo expulso de sua vila mágica e um demônico que foi colocado na vida dela para um propósito que ainda não foi revelado. Entre as algazarras que o trio se mete, todas quase sempre terminado em bebedeira, o enredo do seriado tem um propósito mais sinistro. Os dois últimos episódios da Parte 1 (de duas) com dez episódios mostra que o Reino de Dreamland está no centro de uma trama ainda mais sombria e pequenas pistas vão sendo soltas até o derradeiro episódio que deixa um link para a segunda temporada. 

Bom seriado, tem lá seus momentos, mas tive problemas de assistir e finalizar pelo ritmo que parecia sem sal pra mim. Vamos ver se a segunda parte tem um "up" na trama e fica mais divertido.


(Des)Encanto Parte 1 (Disenchantment, 2018)
Criação: Matt Groening e Josh Weinstein
Roteiro: Vários
Elenco (vozes): Abbi Jacobson, Eric André, Nat Faxon, John DiMaggio, Tress MacNeille, entre outros
Duração: 25 a 30 min.
Episódios: 10
Exibição: Netflix

Comentários