Pular para o conteúdo principal

Grandes Mestres: Hanna-Barbera

Eu sempre achei que eram duas mulheres ou uma mulher com nome composto. Quando eu era moleque eu passava muito tempo na frente da TV e as animações do Hanna-Barbera eram meu amigos. Nem sempre eu achava engraçado, mas assistia assim mesmo. Às vezes eu assistia apenas para poder comer algo, afinal, eu gostava muito de beliscar algo assistindo TV. Gostava bastante de Os Flintstones e Scooby-Doo. Mais tarde Jonny Quest tornou-se um meus favoritos, assim como Herculoides e Space Ghost. A lista de séries animadas do estúdio dos camaradas eram enorme e faziam muito sucessos entre as crianças (e adultos) das décadas de 1950, 1960 e 1970. Eu peguei tudo isso nos de 1980 já como reprises, mas pra mim era tudo inédito, por tanto, dava no mesmo. As animações apesar de muitas vezes serem meio estáticas, tinham um brilho próprio, cheio de vida e personalidade. As animações infantis e juvenis se tornaram clássico instantâneos e hoje são artigos de cobiça entre os fãs. Eu mesmo sou fã assíduo. Apesar da boa leva de séries animadas nos dias de hoje, algumas bem estranhas (mas geniais), a ingenuidade e genialidade das animações do Hanna-Barbera provavelmente nunca mais voltarão.
O leque de criações provavelmente é o que mais impressiona até pros dias de hoje e a diversidade de temas também se destaca: de perseguições bobas entre o Leão da Montanha e seu caçador insistente, até as tramas cheias de ficção cientifica e aventura de Jonny Quest. Sempre mantendo uma boa qualidade técnica, que não era tão primorosa quanto das animações Disney da época, mas funcionavam tão bem quanto, as animações do estúdio Hanna-Barbera foram um dos pilares das séries animadas do passado, e servem de referencia para muitos criadores. Hoje infelizmente boa parte de todas essas criações estão presas num limbo que não condiz com sua História com o estúdio servindo apenas de nome para licenciar produtos. A Warner hoje detém os direitos dos personagens e está atualizando em quadrinhos que estão fazendo certo sucesso. No entanto, novas séries animadas não estão em pauta, mas alguns filmes com Scooby-Doo ainda são produzidos.
 
Os dois animadores se conheceram em 1937 e em 1957 fundaram a Hanna-Barbera onde prosperaram por décadas sendo um dos estúdios mais prolíferos no campo da animação.

Comentários

Little Ton disse…
Os cabras eram bons!