Pular para o conteúdo principal

Vale à Pena Assistir de Novo: Poltergeist (Clássico)

Hoje filmes com a pegada sobrenatural onde os criadores deixam que o expectador complete as cenas em questão para que os sustos sejam mais viscerais estão relativamente em voga. Desde sucessos como Atividade Paranormal e Sobrenatural, vários outros filmes do gênero foram surgindo. Alguns com destaque, outros passando por despercebido. Mas nos de 1980, filmes dessa natureza não eram produzidos com frequência, e o terror mais comum era aquela mais sanguinário com mulheres nuas correndo por campos e alguém com um machado ou facão correndo atrás. Nesse meio todo Steven Spielberg em seu crescente ápice na carreira, produziu, criou e roteirizou Poltergeist. Um filme sobre uma família que se muda para um casa nova que está com uma "infestação" de eventos sobrenaturais. O longa dirigido por Tobe Hooper tem uma química muito eficaz onde o susto e o cômico convivem muito bem, sem retirar nada dos créditos do intuito de deixar a pessoa presa na cadeira esperando o inesperado. Até para os dias de hoje, Poltergeist ainda soa sim um filme daqueles de te fazer sentir aquela sensação de "medinho".
Com uma boa jogada de câmeras, boas atuações e efeitos especiais visuais eficazes, nós vemos a família Freeling enfrentar entidades zombeteiras que fazem traquinagem aparentemente inocentes como abrir portas de armário, mexer móveis ou ligar e desligar a TV. No entanto, o que começa apenas como ações eventuais, se complica quando uma entidade resolve roubar a pequena Carol Anne, que mantém contato através dos sinais de TV. Logo a família  Freeling que é composta ainda por mais dois irmãos e os pais, sem vêm num situação incomum e buscam ajudas de profissionais da área do sobrenatural. O mais legal é ver que para a maiorias das pessoas o desconhecido soa como charlatanismo e isso implica num ceticismo abalado quando expostas ao irreal e o choque é mais visceral- que é exatamente isso que acontece nesse filme, mas claro, de uma forma relativamente menos impactante. Pra mim Poltergeist ainda é um dos melhores filmes do gênero. Uma "remake" foi produzido em 2015 bebe da fonte com qualidade, mas ainda assim fica devendo um pouco no quesito susto. Efeitos visuais de ponta acabam estragando um pouco a credibilidade do efeito especial prático da Industrial Light & Magic que às vezes parece ser real pela qualidade técnica de manuseio.

Um filme que deve entrar pra sua lista caso ainda não o tenha visto.

TRAILER clicando AQUI.

NOTA: 9,0

Ficha técnica:
Direção: Tobe Hooper
Roteiro: Steven Spielberg com Michael Grais e Mark Victor
Elenco: Heather O’Rourke, Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Zelda Rubinstein, Beatrice Straight, Dominique Dunne, Oliver Robins
Trilha sonora: Jerry Goldsmith
Estúdio: MGM
Duração: 120

Comentários