Eis um seriado que gosto bastante. Diferente de suas "contrapartes" juvenis, O.C. alia drama com comédia num formato atual e dinâmico. Criado em 2003 pelo produtor Josh Schwartz, o programa fez sucesso imediato e logo foi exportado para outros países fazendo o mesmo sucesso, inclusive no Brasil, onde foi exibido em canal aberto aos domingos pelo SBT. Na trama o jovem Ryan Atwood (Benjamin McKenzie) acaba em cana e um advogado popular o livra da situação por ser menor de idade. Quando Sandy Cohen (Peter Gallagher), o advogado, percebe a situação em que vive Ryan, onde o irmão está preso, pai sumido e mãe bêbada com namorado violento, Sandy oferece ajuda, mas Ryan se nega. Quando o jovem resolve voltar para casa, percebe que foi abandonado e que estará sujeito a tutela do governo. Sandy resolve ser o guardião legal de Ryan, mas sua esposa Kirste (Kelly Rowan) não concorda a principio. No entanto, ao conhecer o filho do casal, o nerd Seth (Adam Brody), os dois criam um belo elo de amizade o que foi essencial para que Ryan ficasse com os Cohen. Apesar do aparente novelão mexicano, os roteiros são muito bem desenvolvidos e as tramas bem amarradas. A inserção de Marissa Copper (Mischa Barton) joga ao seriado uma química muito boa no núcleo jovem sendo o interesse romântico e confuso para o Ryan. Mas nem só de paqueras juvenis vive o programa. O "núcleo adulto" tem outro nível a acrescentar ao programa com tramas paralelas sobre os ricos, sobre família, pequenos furos no paraíso e uma intricada trama entre os personagens que geram quedas e brigas.
Uma das coisas que me prendiam ao seriado era o lado nerd. Seth Cohen é um colecionador de quadrinhos e era muito comum vermos ele e Ryan lendo gibis da DC ou comentando sobre eles. A cultura nerd estava presente quase que o tempo todo nos diálogos rápidos de Seth. Mas a trama sempre dava uma guinada interessante com a incursão de personagens novos ou situações complicadas. Acho que isso faz o charme do seriado, pois ele não caí em momento nenhum na mesmice e transmite tanto drama com humor uniforme. A trilha sonora também denota atenção, pois apesar de não ter bandas de ponta, eram em geral trilhas alternativas e descoladas. A música tema California here we come do Phantom Planet ficou bem conhecida. Outro fato curioso são os nomes envolvidos no seriado como Doug Liman (diretor de Identidade Bourne) que é um dos produtores e dirigiu os dois primeiros episódios. Há também McG de As Panteras e Exterminador do Futuro- A Salvação como produtor. Outro nome conhecido, mas dos quadrinhos, é Allan Heinberg de Jovens Vingadores como produtor (daí algumas sacadas sobre quadrinhos).
Num bom tom, a primeira temporada tem uma pegada muito fluída e eficaz. Não tem como não dize que há furos, mas o enredo tem um núcleo cativante e o roteiro consegue ser em sua esmagadora maioria muito bem escrito.
The O.C. (O.C. Um Estranho no Paraiso)
Criador: Josh Schwartz
1º Temporada: 27 episódios (2003)
Elenco: Benjamin McKenzie, Mischa Barton, Adam Brody, Rachel Bilson, Peter Gallagher, Kelly Rowan, entre outros
Emissora Original: Fox
Brasil: SBT, Warner Channel, MTV Brasil
Abertura do seriado clicando AQUI.
Comentários