Pular para o conteúdo principal

The O.C. 1º Temporada (Resenha Seriados)

Eis um seriado que gosto bastante. Diferente de suas "contrapartes" juvenis, O.C. alia drama com comédia num formato atual e dinâmico. Criado em 2003 pelo produtor Josh Schwartz, o programa fez sucesso imediato e logo foi exportado para outros países fazendo o mesmo sucesso, inclusive no Brasil, onde foi exibido em canal aberto aos domingos pelo SBT. Na trama o jovem Ryan Atwood (Benjamin McKenzie) acaba em cana e um advogado popular o livra da situação por ser menor de idade. Quando Sandy Cohen (Peter Gallagher), o advogado, percebe a situação em que vive Ryan, onde o irmão está preso, pai sumido e mãe bêbada com namorado violento, Sandy oferece ajuda, mas Ryan se nega. Quando o jovem resolve voltar para casa, percebe que foi abandonado e que estará sujeito a tutela do governo. Sandy resolve ser o guardião legal de Ryan, mas sua esposa Kirste (Kelly Rowan) não concorda a principio. No entanto, ao conhecer o filho do casal, o nerd Seth (Adam Brody), os dois criam um belo elo de amizade o que foi essencial para que Ryan ficasse com os Cohen. Apesar do aparente novelão mexicano, os roteiros são muito bem desenvolvidos e as tramas bem amarradas. A inserção de  Marissa Copper (Mischa Barton) joga ao seriado uma química muito boa no núcleo jovem sendo o interesse romântico e confuso para o Ryan. Mas nem só de paqueras juvenis vive o programa. O "núcleo adulto" tem outro nível a acrescentar ao programa com tramas paralelas sobre os ricos, sobre família, pequenos furos no paraíso e uma intricada trama entre os personagens que geram quedas e brigas.
Uma das coisas que me prendiam ao seriado era o lado nerd. Seth Cohen é um colecionador de quadrinhos e era muito comum vermos ele e Ryan lendo gibis da DC ou comentando sobre eles. A cultura nerd estava presente quase que o tempo todo nos diálogos rápidos de Seth. Mas a trama sempre dava uma guinada interessante com a incursão de personagens novos ou situações complicadas. Acho que isso faz o charme do seriado, pois ele não caí em momento nenhum na mesmice e transmite tanto drama com humor uniforme. A trilha sonora também denota atenção, pois apesar de não ter bandas de ponta, eram em geral trilhas alternativas e descoladas. A música tema California here we come do Phantom Planet ficou bem conhecida. Outro fato curioso são os nomes envolvidos no seriado como Doug Liman (diretor de Identidade Bourne) que é um dos produtores e dirigiu os dois primeiros episódios. Há também McG de As Panteras e Exterminador do Futuro- A Salvação como produtor. Outro nome conhecido, mas dos quadrinhos, é Allan Heinberg de Jovens Vingadores como produtor (daí algumas sacadas sobre quadrinhos).
Num bom tom, a primeira temporada tem uma pegada muito fluída e eficaz. Não tem como não dize que há furos, mas o enredo tem um núcleo cativante e o roteiro consegue ser em sua esmagadora maioria muito bem escrito.
 
NOTA: 9,0

The O.C. (O.C. Um Estranho no Paraiso)
Criador: Josh Schwartz
1º Temporada: 27 episódios (2003)
Elenco: Benjamin McKenzie, Mischa Barton, Adam Brody, Rachel Bilson, Peter Gallagher, Kelly Rowan, entre outros
Emissora Original: Fox
Brasil: SBT, Warner Channel, MTV Brasil

Abertura do seriado clicando AQUI.

Comentários

Little Ton disse…
Nunca tive vontade de ver isso... sempre imaginei que fosse outra novelinha americana tipo Barrados no Baile (que porra de tradução foi essa hein!). Me surpreendeu ver uma resenha sobre ela aqui. O que te levou a assistir?