
Eis um tema que gosto muito quando se trata de filmes. Calma, não é nenhum tipo de apologia a guerras. Eu apenas gosto de conhecer a história por um ângulo mais aproximado. Sou apaixonado por História e as guerras que povoaram a humanidade me atrai como merda atrai mosca. Saber que somos capazes de nos matarmos por questões políticas, religiosas ou ideológicas me deixa meio puto da vida. É bastante ignorante! Os filmes retratam bem isso. Retratam pessoas comuns que foram tiradas de seus lares para lutar em guerras que não conseguem nem compreender. Pra mim é um estudo psicológico e sociológico sobre “ação e reação”. Abaixo está a minha listinha particular de filmes de guerra que me trouxeram emoção e me deixaram sentado grudado, entrincheirado roendo os dedos (porque as unhas já comi faz tempo). Vale salientar que é o meu gosto pessoal, isso não quer dizer que os filmes realmente são os melhores. Estou deixando de lado filmes clássicos como
A Ponte do Rio Kwai,
Lawrence da Arábia,
Apocalypse Now entre outros por questão de estar me apegando a algo mais atual e impactante visualmente. Coisas que consegui acompanhar em minha vida. Segue então... :
A Lista de Schindler (Schindler's List, 1993)
Steven Spielberg reconta uma das passagens mais obscuras da humanidade nesse drama fantástico que se passa durante o massacre dos alemães em cima dos judeus na passagem pela Segunda Grande Guerra Mundial. O filme ultra pesado, forte e emocionante não deixa margem para dúvidas quanto ao que aconteceu naquele período tão negro que a raça humana viveu. Filmando em preto e branco com uma fotografia granulada e estourada, Spielberg trás ao mundo um dos filmes mais chocantes em termos de guerra já filmados, com uma linha tênue entre as capacidades para a maldade do ser humano. Com certeza o filme mais forte nesse sentido que já assisti.
TRAILER.
Além da Linha Vermelha (The Thin Red Line, 1998)
O quase eremita
Terrence Malick conta uma poesia nesse filme, com uma fotografia linda, cenas fortes e sangue nas câmeras. Aqui o diretor nos coloca dentro do Guadalcanal, dentro de um guerra estúpida que foi protagonizada pelos Estados Unidos no Pacifico. Aqui os soldados se questionam sobre a razão daquela empreitada, de porque estavam numa guerra que não era deles num país que não era o seu. O diretor coloca um olhar duro e crítico em cima daquela situação absurda. Um filme quase “parado”, mas tenso o suficiente pra te fazer indagar sobre o porque de vivermos em guerra entre nós.
TRAILER.
O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998)
Todo mundo fala da cena na Praia de Omaha na Normandia no chamado Dia-D quando as forças da coalizão começaram a derrocada das forças inimigas. De fato é uma cena impressionante, mas eu gosto mais da batalha final quando o Capitão John Miller (
Tom Hanks) resolve defender um ponto estratégico quando o tal do Soldado Ryan é encontrado. Porra! Um pequeno grupo enfrentando tanques e um destacamento usando praticamente táticas de guerrilha me deixou impressionado. Ainda mais com a forma realística em que
Steven Spielberg conduziu isso. Fantástico. Aquela cena do Capitão caído na ponte com um tanque vindo em sua direção e ele apenas com uma pistola Colt... fiadaputinha de show! Um filme de guerra com tudo dentro.
TRAILER.
Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down, 2001)
Tenso, salgado na boca e intenso. O filme de
Ridley Scott é durão, forte, te coloca dentro do front. Quando os soldados americanos resolvem derrubar os generais por trás da opressão na Somália em 1993 durante um ataque, dois helicópteros Black Hawk são derrubados e o que pra ter sido 30 minutos de operação se transforma em 15 horas de batalha no campo. A coisa acaba não saindo como o planejado e agora eles precisam resgatar quem ficou para trás numa operação desastrosa que causa muitas baixas as forças estadunidenses. Um filme forte, com cenas fortes como o assassinato de um piloto de um Black Hawk a tiros e pedradas pela multidão com seu corpo sendo exposto como troféu nas mãos dos locais. Um dos melhores filmes no seguimento que assisti no cinema. Duas vezes!
TRAILER.
Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima, 2006)
As pessoas estavam dando muita atenção A Conquista da Honra, mas eu nem fiz questão de vê-lo no cinema. Pra mim era um filme que não conseguiria passar muita emoção e seria apenas uma visão “americana” de sua guerra eterna contra as forças do “mal”. Depois assisti em DVD e era isso mesmo. Mas Clint Eastwood não é besta. Acredito eu que seu foco sempre foi Cartas de Iwo Jima (esse sim assisti no cinema) e não poderia estar mais certo. O filme que conta o lado japonês da guerra exacerbada dos Estados Unidos é muito mais forte, emocionante e belamente dirigido. Eastwood sempre teve mais foco nesse filme que no anterior, já que os dois são um só, mas por ângulos diferentes. Dos dois longas, esse foi o único que concorreu ao Oscar nas categorias principais. Fantástico!
TRAILER.
Outros bons filmes:Claro que existem muitos e muitos outros filmes bons nesse seguimento. Alguns dos meus preferidos são filmes que nem sempre tiveram grande destaque na mídia, mas são filmes tão bons quanto. Eis alguns: U 571- A Batalha do Atlântico, Circulo de Fogo, Desejo e Reparação, Coração Valente, Bastardos Inglórios, Soldado Anônimo, Cold Mountain, Nascido Para Matar, Dias de Glória e incluía aí Gen- Pés Descalços e O Túmulo dos Vagalumes, duas animações japonesas fantásticas. São boas dicas de filmes de guerras. Não sei se são os melhores pra muita gente, mas são pelo menos competentes.
P.S. Atualização: o leitor André pegou uma errata minha braba e feia. Em Além da Linha Vermelha o soldados não lutam no Vietnã (eu tava distraído lembrando de Bom Dia Vietnã) e escrevi uma linha errada. Conserto do texto feito. Valeu, André. Geralmente eu não reviso texto, por isso tem uma pá de erros grotescos como esse no blog todo. Hahaha
Comentários
Fico com quatro:
U-571
Pecados de Guerra [filmaço com Michael J. Fox e Sean Penn]
Nascido em 4 de Julho
Platoon - o melhor na minha opinião.
Mas nunca assisti a Apocalipse Now.
Abraço!
Quanto a Além da Linha Vermelha, num é um filme muito movimentado, e isso pode dar séria sonolencia mesmo. Hahaha! Eu gosto mais pela "plástica" do filme. Tem uma fotografia belissima, com personagens bem construidos (pelo menos os do "miolo"). A única boa cena de batalha já é perto do final com um avanço por dentro de acampamentos inimigos. Muito foda essa parte.
E ANDF... eu assisti Fomos Heróis no cinema. É muito bom mesmo. Eu apenas esqueci de mencionar ele. Aquele começo com aquela emboscada foda foi de arrebentar o gogó. Literalmente! Hehehe! Só num gostei dos momentos "Coração Valente" do filme movido a armas de fogo. Ficou forçado. É dirigido por Randall Wallace (roteirista de Coração Valente... isso pode explicar alguma coisa). Mas de resto, o filme é muito bom.
filme tem muitas vdd da guerra..
:D