Vale a Pena Assistir de Novo: Viagem ao Mundo dos Sonhos
Um clássico da Sessão da Tarde que ainda povoa a minha cabeça até hoje. Esse filme pra mim é o ápice da minha “nerdice” aflorada na década de 1980 colocando três garotos numa jornada ao espaço. Viagem ao Mundo dos Sonhos mistura aventura, com ficção e até uma pitadinha de romance, em um longa divertido e cheio de efeitos especiais competentes. A primeira vez que assisti ao filme foi numa Tela Quente da Globo, e logo depois passou com certa frequencia na Sessão da Tarde, mas não era daqueles filmes que faziam (fazem) looping na programação vespertina da Globo. Eu devia ter uns 11 anos quando assisti Viagem ao Mundo dos Sonhos pela primeira vez e lembro de querer achar uma esfera dimensional através de contatos nos sonhos. Eu sempre fui muito “sonhador”, achava que um dia alguma coisa espetacular ia acontecer do tipo invasão alienígena, forças de outras dimensões ou que um meteoro cairia no quintal da minha casa e me concederia forças extraordinárias (esticada geral).
Eu era mesmo sonhador. Coitado! Bom, o fato é que esse filme marcou bastante a minha infância, pois me fazia sonhar de fato. Isso mesmo! Na trama garoto sonhador (tsc) acaba recebendo mensagens através de seus sonhos para um diagrama de uma pequena esfera dimensional. Ao dividir isso com seu amigo metido a cientista os dois acabam descobrindo uma forma de utilizar a esfera. Um terceiro companheiro se junta à dupla, criam uma nave improvisada com latões de lixo e uma cabine velha de um brinquedo de parque de diversões. Eles acabam de fato singrando o espaço e conhecendo alienígenas de verdade! Porra! Eu sempre quis conhecer alienígenas de verdade quando eu era moleque. Achava que todos eram legais que nem a bosta do ET. Mas o filme é muito mais do que isso. Dirigido pelo experiente Joe Dante (o mesmo de Gremlins), o filme coloca todos os elementos de época para um filme adolescente, mas numa trama para crianças. Há o valentão da escola, a garota cobiçada, o garoto desenrolado e bom de briga, o policial desconfiado e uma série de clichês da época (e que ainda utilizam hoje) para que pudessem montar um filme divertido e aventuresco.
Os efeitos especiais são a parte. Para um filme de 1985 os efeitos ainda se fazem praticamente atuais. Claro que dá pra ver muito das falhas por conta de efeitos ainda meramente por instinto, com muito cromakey e ilusão de ótica, fora as boas maquiagens, stopmotion e miniaturas. O filme conta com uma fotografia muito boa e um elenco de mini estrelas como é o caso de River Phoenix (Conta Comigo e Indiana Jones 3) e Ethan Hawke (Gattaca e Dia de Treinamento). Havia ainda outras figurinhas carimbadas da época, que sempre faziam aqueles filmecos estadunidenses de comédia como Amanda Peterson e Steve Jackson. Viajem ao Mundo dos Sonhos (Explorers- 1985) é um filme que provavelmente não funcionaria mais nos dias hoje nos cinemas, mas marcou a minha infância sem duvidas nenhuma. É um pouco difícil de ser ver na TV hoje em dia, e um pouco raro de ver para compra direta no varejo, mas dá pra encontrar ainda. A minha versão é a original, mas dá pra catar na NET sem problemas. Tem muitos sites que disponibilizam o filme. Recomendo ele para crianças de qualquer maneira, pois ele aguça a criatividade e pode estimular a criança a sonhar e criar. Afinal, o que seria do mundo sem os sonhadores? Com certeza chato e cinza. O filme é bem divertido e pode entreter crianças, jovens e adultos que não sejam megalomaníacos.
Comentários