Pular para o conteúdo principal

Lagarto Negro & Velta (resenha quadrinhos)

Fico sempre feliz quando vejo material nacional caindo na minha mão e mais feliz em ver que o material é de qualidade acima da média. Dessa vez a edição Lagarto Negro & Velta fez a alegria desse entusiasta. Falando primeiro da parte editorial. A Júpiter II é uma editora que só trabalha com quadrinho nacional e tem em José Salles seu maior guerreiro. Salles vem editando revistas de qualidade com uma estrutura modesta, mas muito bem feita. E é o caso da revista em questão. A edição ficou caprichada em todos os seus detalhes: capa com uma diagramação arrojada, boa impressão e boa editoração interna. Não deixa nada a deve qualquer revista em quadrinhos. Claro que por conta de uma grana curta há algumas limitações de qualidade gráfica, mas ainda assim está muito acima de várias publicações independentes. Uma vitória sem dúvidas em termos de qualidade.

Já a revista tem duas HQs com os personagens citados. A primeira é escrita por Gabriel Rocha, criador do Lagarto Negro, tem lápis de Abdon Soussy e arte de Emir Ribeiro, criador da Velta. E que trinca esperta! Gabriel nos entrega um texto bem conduzido com Velta remontando sua vida fora da ala detetivesca e a alocando numa existência mais comum a todos nós abrindo assim uma confecção. Claro que a heroína acaba numa aventura quando um empresário paraibano a contrata para averiguar o sumiço de sua filha no Rio de Janeiro. Velta de imediato não gosta muito da ideia tentando manter sua mente apenas em seu novo empreendimento- que no momento não vai tão bem das pernas e uma grana extra cairia bem. Sem entrar em detalhes profundos para não estragar a leitura de futuros compradores, no Rio a grandalhona loiraça lida com traficantes e acaba esbarrando com o Lagarto Negro agindo no pedaço. É uma participação rápida, mas importante. A arte de Abdon com a tinta e finalização de Ribeiro está numa sintonia muito boa. Casou que foi uma belezura. Grande trampo e uma ótima história.

A segunda HQ também tem texto de Rocha e arte sensacional de Fabiano Ribeiro (que também é o capista). O cara tem um traço muito bom e tem tudo para ir muito além. Gostei bastante desse artista. O texto mostra um informante do Lagarto Negro tentando se sair do meio sujo em que vive, mas não sem antes passar algumas últimas informações ao Lagarto Negro sobre seu “chefe” bandido e ao mesmo tempo roubar seu patrão em prol da saúde da filha. Claro que haverá alguns entraves no meio dessa negociata toda e o Lagarto Negro acaba no meio do fogo cruzado com um final inesperado. Uma boa história que flui muito bem dentro do Universo do Lagarto Negro. Outra boa simbiose entre texto e arte aqui. A revista ainda tem uma coisa que gostei muito: os contatos feitos entre Emir, Gabriel e Soussy para a construção do encontro entre a Velta e o Lagarto Negro. Muito legal ver como os três artistas desenrolaram a história, mudanças, sugestões e tudo que foi necessário para que a HQ saísse da prancheta, claro, com a viabilidade da Júpiter II. Bem interessante.

Vale a conferida.

Serviço:

Lagarto Negro & Velta
Páginas: 32
Capa: Color
Miolo: Preto e Branco
Preço: R$ 3,00
Pedidos: smeditora@yahoo.com.br
Maiores Informações: http://fotolog.terra.com.br/lagartonegro

Comentários