Pular para o conteúdo principal

Água na Lua

Opa! Já podemos nos mudar e fazer aquele churrasco com carne de miau aos domingos, e jogar nossas latinhas de cerveja no chão? Não, meu caro parasita. Ainda não. Sei que já está ávido por poluir, tocar aquele pagode regado a puruca e cachaça no meio da laje, mas ainda não. Tenha calma! Na verdade o que a sonda Lunar Prospector captou foram moléculas de água, que podem ter chegado à Lua através de um impacto de algum meteoro. Não há água em abundancia, não há um rio ou um lago. A NASA estipula que a quantidade de água é muito pequena e ainda haverá estudos acerca, mas já se pode sonhar com uma base lunar, o que pode gerar aí uma nova “corrida” espacial. A Lua seria mais do que uma pequena base, e sim o ponto de partida para uma colonização em Marte, que é o sonho dos cientistas.
Como isso seria possível? Bem, veja que como a gravidade da Lua é evidentemente menor, o combustível queimado para a impulsão seria mais denso e isso arremessaria uma nave com maior impacto. Fora que uma base na Lua serviria como “ponto G” de missões Terra/Marte. Tudo ficaria mais fácil. Claro, que por ora isso é apenas projeção, mas o alvo de toda essa descoberta é essa mesmo. Já tem gente em fóruns falando que os “humanos” não devem macular a Lua e devem deixá-la em paz. E não são poucas vozes não. Eu li muita gente com o mesmo discurso. Isso denota a falta de fé em nossa própria raça, o que é compreensível nos dias de hoje. Seja como for, os resultados dessa descoberta ainda vão demorar bastante para ter algum impacto real na vida de todos.

Uma dica de filme: Curiosamente assisti um bom filme essa semana chamado "Moon", onde um homem sozinho numa base lunar fornece energia renovável à Terra através de uma empresa que monopolizou o esquema. O foco na verdade é outro, mas é um filmaço. Trailer AQUI.

Comentários