
Recebi essa semana pelos Correios do meu amigo
Rafael Tavares a segunda edição do P
rojeto Continuum Extra#02. A edição trás duas belas HQs, uma com
Angelo Ron e a outra por
Lucas Pimenta e
Fan. Ainda na edição temos um belo texto de meu amigo
Jackson Gebien falando um pouco sobre os quadrinhos nacionais, suas peculariedades e suas experiências no mercado. Primeiro quero destacar a diagramação limpinha da publicação independente. Daniel Siqueira é o cara que toma de conta dessa parte da revista e ele cria um visual simples, sem muita friscurite, mas dinâmica e rápida. O legal é que as duas HQs têm sua própria capa, brincando de inversão com as mesmas. Isto é, que uma das HQs está de “cabeça pra baixo”. Mas aí é só virar a revista e fica tudo tranquilo. Foi uma solução bem sacada para dar destaque igual às duas histórias.

A primeira HQ que li foi a do Ron, onde o artista adapta um conto de Stephen King com maestria. Como ficou boa essa HQ. Em tudo: arte, texto bem adaptado, ambientação... Ron conseguiu imprimir um roteiro instigante, que prende não só pelo conto em si, mas pela narrativa bem desenvolvida de suas páginas e um traço “sujo” e misterioso. Eu com sinceridade, foi uma HQ de encher os olhos e a mente. Em seguida li a HQ de Lucas Pimenta com arte do desenhista Fan. Essa é uma HQ bem simples, sem muito rodeio. Pimenta nos trás uma história de faroeste contada sem palavras, apenas no visual. Por isso o nome da HQ é “Silêncio”. Admito que quando passei a vista pela primeira vez a história me pareceu muito vaga, sem objetividade, mas quando passei uma segunda vista para avaliar melhor o que Pimenta queria passar, já o vi com outros olhos. Gostei da idéia simples e rápida. Não te dá muitas lacunas para interpretações paralelas, e isso pode ser bom ou ruim. Bom por não se prender em nenhum tipo de maniqueísmo besta, e ruim por não me fazer pensar muito. Mas estou avaliando como uma velha chata. O importante é o divertimento, e isso ele conseguiu imprimir. A arte é do ótimo Fan (!) que conseguiu contar com imagens uma boa história. Gostei muito mesmo do traço dele e pra mim é um belo destaque e surpresa.

O único ponto “negativo”, entre aspas mesmo, é que há duas páginas em branco. A “segunda" capa de ambas as capas estão sem nada. Mas essa foi muito mais uma solução econômica do que estética. Fica um pouco estranho. A edição não é muito recente, mas ainda pode ser encontrada para a venda no blog do Projeto Continuum, e mais informações através dos editores Daniel Siqueira e Rafael Tavares. Aproveite para dar uma sacada no blog que é muito bom, com bastante variedade. Tem de tudo um pouco! Eu também faço parte do séquito de colaboradores do blog, mas é fato que tenho colaborado pouco. Uma hora eu meto pau de novo. Hurra! Abaixo, o serviço completo, barba, cabelo e bigode.
Nota: 9,0
Projeto Continuum Extra IIPáginas:
28 Duas capas:
ColoridasMiolo:
Preto e brancoFormato:
A5Preço:
R$ 4, 00Editores:
Daniel Siqueira e
Rafael TavaresMaiores informações
AQUI.
Comentários