
Eu pensei que fosse só aqui em Fortaleza, mas a tendência de cinemas nas capitais que adotaram o sistema de “filmes dublados” está se espalhando pelo Brasil. Relativamente perto da minha casa tem um shopping e no recinto tem um multiplex. Beleza! Massa! O problema é que agora todas as salas só exibem filmes dublados. Raramente há um filme com o áudio original, geralmente última sessão. Vendo pelo Facebook durante uma conversa com outros amigos de outros estados a coisa também está meio assim. Muitas salas adotaram o sistema de filmes dublados e de todos os gêneros. Geralmente apenas animações e filmes muito visados como Harry Potter ganhavam sessões dubladas alternando com as legendadas.
Pelo menos até alguns anos atrás os cinemas disponibilizavam salas dubladas e legendadas separadas. Deixei de assistir Thor, X-Men: Primeira Classe e Capitão América por conta disso. Detesto filme dublado! Ou as pessoas estão se tornando cada vez mais burras e preguiçosas, ou os “donos de cinema” estão subestimando os expectadores (por algum motivo desconfio que a primeira opção seja a mais viável). Por isso que tenho ido pouco ao cinema, mas ainda há cinemas aqui que só lançam filmes com áudio original, só estão um pouco contramão de minha residência, no entanto, é um “esforço” válido.
Comentários